[quote class=""]A durabilidade de uma tinta ou de um revestimento texturizado a base de Resina Acrílica em dispersão aquosa depende de uma variada e complexa gama de fatores, dos quais se destacam os seguintes:[/quote]  

O TRABALHO DE PINTURA

  O trabalho de pintura na construção civil é relativamente simples. Essa simplicidade, entretanto, pode induzir a uma falta de compromisso com as regras mais elementares de preparação de superfícies. Estatisticamente, independente do tipo de produto e do fabricante, os problemas de pintura estão quase sempre relacionados a fatores completamente alheios a qualidade do produto, tais como a escolha do sistema de pintura adequado, a sua correta aplicação e, de modo muito especial, a prévia preparação da superfície. A falta de cuidado e observação das normas de preparação e correção de superfícies podem levar os seguintes problemas:  

EFLORESCÊNCIA:

  Manchas esbranquiçadas que surgem na superfície da pintura. Ocorre quando a tinta foi aplicada sobre a superfície ainda úmida ou recente de natureza alcalina (reboco novo, fibrocimento, bloco, concreto, etc). A secagem da superfície alcalina se dá pela eliminação de água sob a forma de vapor, que arrasta o hidróxido de cálcio (branco) do interior para a superfície pintada onde se fixa, causando a mancha.   lixiviacao   Solução: Pode ser corrigido, aguardando-se a secagem, aguardando-se a secagem completa e cura final da superfície por 28 dias no mínimo. A seguir aplicar uma a duas demãos de Fundo Preparador de Paredes e repintar. 

SAPONIFICAÇÃO: 

  Fenômeno caracterizado pelo aparecimento de manchas geralmente amareladas, descascamento, descolamento e empolamento (bolhas) da tinta. A saponificação é causada pela alcalinidade de cal e do cimento que compõem o reboco. Essa alcalinidade na presença de umidade (reboco novo), reage com acidez  de algumas resinas das tintas provocando uma reação química. Sob a película da tinta pode até haver a formação de água e sais de cálcio.   saponificacao   Solução: Para evitar este problema é preciso aguardar a secagem e cura do reboco por 28 dias e ainda aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes. Para corrigir pinturas danificadas: raspar, lixar, escovar, removendo as partes soltas ou mal aderidas. A seguir, aplicar uma ou duas demãos de Fundo Preparador de Paredes.